19/09/2023 às 19:45

COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO IDEAL PARA SEU CASAMENTO

15
4min de leitura

Um bom profissional vai além de equipamentos de última geração. O fotógrafo deve ter responsabilidade, profissionalismo e sensibilidade para enxergar os momentos mais únicos e importantes de um casamento.

Vocês irão encontrar inúmeras opções de fotógrafo de casamento, mas nem todos serão uma boa opção. Não por conta da qualidade e profissionalismo, mas devido ao estilo de foto que cada um entrega.

Avalie os diferentes estilos de fotografia de casamento: Você precisa se conhecer e saber qual estilo se encaixa com a sua personalidade, com o jeito de pensar e de sentir. Só assim suas fotografias de casamento poderão refletir o que vocês querem nesse dia tão importante de suas vidas.

Estarei citando alguns passos para escolha do profissional de fotografia:

1. Definir o Estilo

Avalie os diferentes estilos de fotografia de casamento: Em primeiro lugar, você precisa se conhecer e saber qual estilo se encaixa mais com a personalidade de vocês, com o jeito de pensar e de sentir. Só assim suas fotografias de casamento poderão refletir o que vocês querem nesse dia tão importante.

Tradicional, fotojornalismo ou natural? Com qual estilo vocês mais se identificam? Se você não sabe quais estilos existem, é importante saber o que está na moda agora, como por exemplo o fotojornalismo, isto é, fotografias que narram uma história, sem poses, com planos diferentes e captando expressões únicas. Esse estilo está intimamente ligado à fotografia artística, tradicionalmente usado na reportagem de acontecimentos políticos ou em guerras. É como uma reportagem que se realiza na rua, com uma câmera na mão, de maneira espontânea, mas com ar nupcial. É como narrar a vida em si.

2. Pesquisar

Comece com muita antecedência: como também acontece com os locais, os melhores fotógrafos costumam preencher sua agenda rapidamente. A partir do momento que você já sabe qual será o estilo das suas fotos, reduza o campo de pesquisa e comece a procurar com um ano de antecedência, se você se casar na alta temporada, ou pelo menos seis meses, se você vai fazer isso fora de temporada.

Consulte trabalhos anteriores, peça opiniões e recomendações: sites destes profissionais estão repletos de trabalhos anteriores, isto é, casamentos, pré-weddings, trash the dress e outras sessões que podem servir de inspiração e para que você conheça melhor a arte do fotógrafo. Lá você pode conferir opiniões, tentar entrar em contato com noivos que já contrataram esse serviço e procurar recomendações em sites especializados.

3. Marque uma Reunião

Agende entrevistas para conhecer os profissionais pessoalmente: você deve avaliar a conexão com eles, pois estarão presentes em todos os momentos do casamento e vocês não podem se sentir desconfortáveis; é importante conhecer suas idéias pessoalmente, para ver se realmente encaixam com a personalidade do casal, entender como eles realizam suas fotografias e lidam com possíveis desafios.

Prepare perguntas com dúvidas e sugestões: você não pode ter dúvidas ao escolher um fotógrafo. Portanto, prepare uma lista de perguntas para saber como ele vai atuar no seu grande dia. De acordo com as respostas, você pode fazer uma série de sugestões para verificar sua flexibilidade.

4. Bater o Martelo 

Quantos casamentos seu possível fotógrafo leva na bagagem? Seus anos de atuação nesse mundo são importantes, já esses dados podem garantir melhores resultados. No entanto, não desconfie de profissionais que não têm tanto portfólio. Como você sabe, todo mundo precisa começar em algum momento e, em muitas ocasiões, os novos pode trazer diferentes propostas. Neste sentido, o resultado pode ser impressionante. Valorize o que você prefere no seu grande dia.

5. Condições Contratuais

O que está incluído no preço: assistentes, pós-produção: tente fechar esta parte sem ficar com alguma dúvida. Às vezes, há extras que derrubam as idéias iniciais e é melhor saber tudo de antemão.

Quantas horas de trabalho estão incluídas: você precisa saber quanto tempo dura o serviço, seu preço por horas e o tempo que será dedicado à edição das fotografias. Tudo isso é relevante para estabelecer um preço final.

Como trabalha nos casamentos: desde a montagem até a execução das fotos, é preciso conhecer desde o princípio tudo o que envolve o trabalho de um fotógrafo. Ele deve explicar para vocês como ele costuma atuar, se fala com o noivos ou convidados, se é totalmente independente, se dedica uma parte à fotografia natural e outra à tradicional. Desta forma, todos os envolvidos saberão como agir com eles.

Como receber as fotos: qual formato e resolução, quantas fotos, prazo de entrega: os tempos de entrega são essenciais para saber quando vocês poderão desfrutar das fotos. No entanto, é um trabalho que requer tempo e o prazo de entrega pode ser diferente de acordo com cada profissional. Pode variar entre dois meses e um ano, então não é uma má ideia se informar sobre esses prazos antes de contratar o fotógrafo.

Por outro lado, combine o formato de entrega, a resolução, a quantidade e as cópias.

Tudo deve estar por escrito no contrato: para finalizar a seção sobre o fotógrafo, tudo o que vocês combinarem deve estar refletido em um contrato escrito. Nesse momento, tudo será vinculativo e você poderá agir caso o acordo não seja cumprido. Revise tudo e evite surpresas.


COMO EU DIGO SEMPRE: “UM MOMENTO NÃO REGISTRADO NÃO É LEMBRADO”.


19 Set 2023

COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO IDEAL PARA SEU CASAMENTO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
"Seja bem vindo... O que despertou o seu interesse em meu trabalho??? Sinta-se a vontade em me perguntar"
Logo do Whatsapp